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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O uso do Portfólio na escola

O portfólio, pode ser uma ferramente muito útil na escola, principalmente nas aulas de arte.
Consiste de documentos, trabalhos, produções, anotações, atestados e outros. Através dele, o professor  pode verificar a evolução da aprendizagem do aluno e avaliar o desempenho dele, não enquanto uma avaliação isolada como o exame/prova, mas no processo evolutivo no aluno diante do conteúdo que lhe é passado.
Dessa forma, fica mais fácil tanto para os alunos como para o professor, poder avaliar e observar no que e como o que o aluno aprender interferiu no que ele venho a produzir, por exemplo: tem redações,produções. É uma síntese integradora prática.

"Permite que os alunos sintam a aprendizagem como algo próprio,pois cada um decide que trabalhos e momentos são representativos de sua trajetória." Fernando Hernandez.

Para tanto, é necessário que o docente deixe explicito para os alunos, o propósito do portfólio,estabeleça-se a finalidade de aprendizagem por parte de cada estudante ( cada aluno poderá ter um objetivo diferente que o outro, exemplo: o progresso da habilidade no desenho, ou na pintura, ou em um todo),integrar evidências e experiências ( vividas dentro e fora da escola, porque ambas influenciam sua vida diretamente de alguma forma),selecionar as fontes que compõem o portfólio ( é normal criarmos uma linha de raciocínio no nosso consciente quando realizamos alguma atividade, e é interessante mas difícil, colocar esse linha de processamento no papel), refletir o que se aprende na reordenação ( o portfólio é interessante quando realizado no período de no mínimo um ano, e que assim, contenha resultados de aprendizagens de diversos momentos) e ainda, a compreensão que o portfólio é uma propriedade do estudante, ou seja, única.

"A avaliação baseada em Portfólios concentra a atenção de todos (dos alunos
de um mesmo grupo, dos professores e dos orientadores) nos trabalhos importantes
dos alunos. O processo estimula o questionamento, a discussão, a suposição, a
proposição, a análise e a reflexão. As estratégias do Portfólio que sugerimos não
incluem atitudes burocráticas ou padronizadas, mas sim a aprendizagem efetiva. O
formato do Portfólio é totalmente livre e o aluno é estimulado a usar a criatividade
para compô-lo mas isso não quer dizer que o aluno não possa organizar seu
Portfólio da maneira mais tradicional na academia."  Antonio Barioni Gusman ,Eliane Mendonça Marquez de Rezende  , Maria Emilia Silva Loyola e Nelson de Abreu

Também, o portfólio é entendido no meio artístico como  uma compilação evolutiva que trabalhos do artista que abordem um tema ou contexto em comum, podendo ser feito de ambas as formas: de maneira geral que, é composto de vários trabalhos realizados ao longo de trajetória, ou objetivo , onde o artista cria uma coleção de produções de juntas formam um conjunto.

Na escola, podemos usar o caderno de artes, ou uma pasta, como forma de portfólio dos alunos, pois através deles, podemos ver a evolução, a aprendizagem e a mudança que ocorreu em cada um durante o ano letivo. Porém, é preciso deixar claro a eles sobre o portfólio, assim a quantidade de materiais e a qualidade ira tender a ser maior.


Referências:
http://www.uniube.br/biblioteca/novo/udi/rondon/arquivos/portfolio_biblioteca_uniube.pdf
HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, Mudanças educativas e Projetos de trabalho. Editora ARTMED- Porto Alegre, 2000.

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