Tradutor

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PIBID em Minas Gerais


 Semana passada alunos do PIBID e alunos do curso de Artes Visuais da UEPG estiveram em Minas Gerais, conhecendo mais sobre o Barroco. Estivemos nas cidades de Ouro Preto, Mariana e Congonhas, cidades históricas com obras do artista Antônio Francisco Lisboa - O Aleijadinho e de pintores como Manuel Athaíde.

 Grupo PIBID em Mariana
Foto: Jéssyka Fipke

O Aleijadinho é sem dúvida, o artista colonial brasileiro mais estudado e conhecido. Aleijadinho nasceu em Vila Rica no ano de 1730. Filho de escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
retrato Aleijadinho 
Fonte: http://agenciafm.blogspot.com.br/2010/04/saiba-como-age-gangue-do-aleijadinho.html

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814. O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

Igreja Bom Jesus do Matozinhos em Congonhas

fonte: http://sfgcausos.zip.net/arch2010-08-01_2010-08-07.html
  Detalhe da igreja
 Foto: Jéssyka Fipke
A igreja Bom Jeus do Matozinho e os profetas em pedra sabão,obras do artista mineiro Aleijadinho mostra toda a genialidade do artista. 

Praça Tiradentes -Ouro Preto.

Foto: Jéssyka Fipke

Será realizada uma exposição de fotografias de Minas Gerais, processo ainda em andamento. Logo teremos mais informações que serão postadas aqui no blog.
Boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário