Tradutor

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Algumas dicas de bons filmes para o fim de semana


Nesta semana, nosso blog traz algumas dicas filmes focados na ação de professores dentro da sala de aula e o comportamento dos alunos e sua interação com a escola com o passar do tempo.
Aí vai algumas indicações de filmes pra um momento de lazer e também um pouco de reflexão, tendo inúmeros exemplos de como ser professor pode ser complicado, porém, muitas vezes cercados de emoções e gratificações.



BOM FILME A TODOS!!!!


 
Sociedade dos Poetas Mortos – EUA 1989. Filme com Robin Williams e Ethan Hawke dirigido por Peter Weir. Filme ganahdor do Oscar de Melhor roteiro Original. Ambientado em 1959, o filme nos mostra um internato para garotos – Welton Academy, onde o ex-aluno e agora professor de Inglês John Keating (Robin Williams) tem uma forma diferente de ensinar, instigando os alunos o amor pela poesia, pelas artes e a rebeldia contra as convenções sociais. Os alunos, então, empolgados com as histórias do professor, ressuscitam a “Sociedade dos Poetas Mortos”, fundada por Keating em seu tempo de colegial. Os conflitos com os pais dos alunos e com os outros professores do internato surgem quando esses alunos questionam questões como liberdade e disciplina.

Meu mestre minha vida
Meu Mestre, Minha Vida – EUA 1989. Filme dirigido por John G. Avildsen. Com Morgan Freeman e Robert Guiullaume.  Arrogante e autoritário o professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado a trabalhar na direção de uma escola tomada pela violência e drogas, traficantes entram na escola para atacar alunos que lhes devem dinheiro. Imbuído de métodos nada convencionais Joe Clark causa uma verdadeira revolução dentro da escola, aonde chega a ganhar a admiração de muitos de seus alunos.

Escritores da liberdade
Escritores da Liberdade – Alemanha/EUA 2007. Dirigido por Richard laGravenese e estrelado por Hilary Swank. O filme mostra um colégio conturbado, com inúmeros atos de violência, pobreza e preconceito na vida cotidiana escolar dos alunos. Erin Gruwell (Hilary Swank) depara-se também com um sistema de ensino corrompidos e desgastado pela falta de verba e incentivo.  Decidida a mudar o olhar dos seus Gruwell pede-lhes que escrevam sobre suas vidas e a partir de suas historias abre os olhos de seus alunos para a possibilidade de uma vida diferente e melhor.

 
Entre os Muros da Escola - França 2007. Dirigido por Laurent Cantet. François Marin (François Bégaudeau) é um professor do subúrbio de Paris. Ele se esforça para que seus alunos aprendam o conteúdo e tenham uma visão mais crítica sobre o que aprendem. Mas Marin depara-se com alunos sem educação para com os professores e apáticos dentro da sala de aula. Além disso, precisa lidar com os conflitos étnicos e culturais vividos por seus alunos, pois em sua classe há alunos franceses e imigrantes das ex-colônias da França na África.

A Onda - Alemanha 2008. Dirigido por Dennis Gansel. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) em sua aula sobre Autocracia cria um debate sobre o tema “Anarquia”. Ele decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala de aula em um tipo de governo. Com isso instiga seus alunos a pensarem como seria uma sociedade onde as regras e a disciplina predominassem e o que aconteceria com aqueles que não seguissem tais regras. Os alunos, então, criam “A Onda” e começam a por em pratica tudo o que o professor lhes falou gerando tumultos e agressão.

 
Ao Mestre, Com Carinho - Inglaterra 1967. Dirigido por James Clavell e estrelado por Sidney Poitier. Engenheiro desempregado Mark Thacheray (Poitier) consegue um trabalho temporário em uma escola no subúrbio de Londres. Os alunos, a principio, o tratam com bastante hostilidade, mas o professor mantém um pulso firme e procura respeitar cada aluno como adultos e responsáveis por seus atos. Dessa forma, o professor vai conquistando o respeito de seus alunos.

Escola da Vida. Canadá/EUA 2005. Dirigido por William Dear. Trás em seu elenco David Paymer e Ryan Reynolds. Um novo professor, Mr. D (Ryan Reynolds) chega a escola Fallbrook Middle School e chama muita atenção pelos seus métodos nada convencionais de dar aula. Os alunos acabam querendo ter aula com ele e deixando de lado o velho método do professor Matt Warner (David Paymer). Atacado pela inveja do novo professor e querendo conquistar o premio de melhor professor da escola, Matt irá fazer de tudo pra saber o que o novo professor tem que o faz tão diferente.

 Mentes Perigosas. EUA 1995. Dirigido por John N. Smith e estrelado por Michelle Pfeiffer. O drama gira em torno da ex-oficial da Marinha LouAnne Johnson, que pede demissão para realizar o sonho de dar aula de Inglês. Sua primeira escola é num subúrbio dos EUA, onde as drogas, violência e preconceito ditam as regras àqueles adolescentes. A principio, LouAnne (Michelle Pfeiffer) se sente coagida e não sabe muito bem como continuar lecionando, mas um colega professor lhe diz que ela precisa prender a atenção daqueles alunos para que consiga dar uma aula boa. LouAnne, a partir de uma aula sobre verbos, passa a trabalhar com o verbo “escolher”.

 
Adorável Professor. EUA 1995. Dirigido por Stephen Herek e estrelado por Richard Dreyfuss. O drama conta a história de um musico, que por questões de tempo pra compor sua sinfonia e de dinheiro decide lecionar em um colégio do interior dos EUA.  A principio sente certa hostilidade por parte dos alunos em se interessar pela musica e sua vida torna-se mais complicada quando sua mulher dá a luz a um menino com problemas de audição. Devido a todos esses problemas Mr. Holland (Richard Dreyfuss) se compromete ainda mais com afazeres na escola para ter um pouco mais de dinheiro, deixando de lado seu sonho de se tornar um grande compositor. Passados 30 anos Mr. Holland ainda está no mesmo colégio, mas a vida lhe reserva mais uma surpresa.  

 
Nosso Professor é um Herói. França 1996. Dirigido por Gérard Lauzier e estrelado por Gérard Depardieu. Em um subúrbio de Paris, um homem divorciado e forçado a morar num conjunto habitacional para poder ficar junto dos filhos se vê as voltas de dar aula em uma escola com problemas graves de agressões e ameaças aos professores e violência entre os alunos também. Mas com o passar do tempo, o professor Monier (Gérard Depardieu) vai conquistando o respeito dos alunos.


Um comentário:

  1. Gostei muito das indicações e também sou estudante de Artes Visuais. Bom saber que existe um blog com esse tipo de conteúdo.

    ResponderExcluir