Tradutor

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Arte e Psicologia: Teste de Rorschach

Poucos dispositivos no mundo da psicologia penetraram na cultura popular de forma tão forte quanto o famoso teste de manchas de tinta de Hermann Rorschach, que ainda divide psicólogos de diversos países.

Muitos artistas foram influenciados pelas manchas de tinta de Rorschach, como Andy Warhol, que criou uma série de "pinturas de Rorschach" em 1984



Mas o que é o teste de manchas de tinta Rorschach? O teste consiste em 10 placas, com borrões de tintas simétricos para ambos os lados.

O Rorschach é o que psicólogos chamam de um teste projetivo. A ideia básica é de que quando é mostrada a uma pessoa uma imagem sem sentido, como uma mancha de tinta, a sua mente irá trabalhar bastante para dar um significado a este estímulo, e tal atribuição de sentido é gerada pela mente.

Ao perguntar à pessoa o que elas veem na mancha de tinta, elas podem estar na verdade falando de si mesmas e como elas projetam um significado sobre o mundo verdadeiro. Podemos ainda associar a uma forma e leitura de imagem, uma imagem que na verdade é "montada" na mente do individuo. É como observar uma obra do abstracionismo, que não venha a ter desenhos figurativos, mas que mesmo assim, vamos tentar encontrar formas e desenhos semelhantes a representações do real na obra.

Porém, seu inventor, Hermann Rorschach, nunca tinha a intenção de criar um teste de personalidade.

Existem muitas críticas ao teste de Rorschach, alguns não confiam na sua credibilidade ( dois avaliadores podem ter conclusões de personalidade diferentes para um mesmo paciente) , que funções do mundo externo sempre irão tender a nos influenciar ( nas nossas escolhas) , e que ainda, a leitura de imagem irá variar de pessoa para pessoa conforme sua vivência até hoje.

Rorschach no cinema e quadrinhos:




Rorschach é um super herói/ anti herói da aclamada série Watchmen, publicada pela DC Comics em 86.
A máscara exibe uma mancha de tinta que está em constante movimentação que se baseia  nos desenhos ambíguos do teste de Rorschach.Rorschach é o único vigilante ativo após a lei Keene, que tornou ilegal a atuação de super-heróis, vigilantes mascarados e justiceiros. Rorschach investiga o assassinato de um homem chamado Edward Black, descobrindo que ele era o comediante, um dos dois únicos heróis  patrocinados pelo governo. Ele acredita que alguém está escolhendo super-heróis, fantasiados aposentados, tendo em vista que sua teoria se fortalece quando o Doutor Manhattan é forçado ao exílio e quando Adrian Veidt, o Ozymandias, um ex-vigilante, é alvo de tentativa de assassinato.



Relação entre arte bruta e a resposta-Rorschach



A expressão arte bruta foi cunhada pelo francês Jean Dubuffet (1901-1985) em 1947, com o objectivo de caracterizar o trabalho produzido fora do sistema tradicional e profissional da arte, que o artista considerava mais autêntico e verdadeiro que o dos artistas eruditos. Desta forma, o conceito de arte bruta pretendia englobar produções muito diversificadas realizadas por crianças, por doentes mentais e por criminosos, que, em comum, apresentavam um carácter espontâneo e imaginativo.

No sentido em que podemos perspectivar a resposta-Rorschach como um ato de criação artística de um indivíduo pertencente aos autres de que fala Dubuffet, a prova projectiva de Rorschach torna-se, assim, passível de uma leitura segundo a noção de arte bruta. Semelhanças, mas também diferenças, podem justificar o exercício de revisar a prova segundo a arte bruta de Dubuffet. De entre as semelhanças destacaríamos os factos de:

1. Em ambas estarmos perante atos de criação artística genuínos, sem considerações ou propósitos estéticos significativos e relativamente independentes da cultura vigente;

2. Os criadores serem, de forma simplista, pertencentes a uma mesma população, neste caso, psiquiátrica;

3. A relação do sujeito criador com o mundo ser incontornável, ou pelo seu distanciamento voluntário – arte bruta – ou pela sua máxima confrontação – resposta-Rorschach.

As diferenças mais relevantes compreenderiam os seguintes aspectos:

1. Enquanto na arte bruta se pretende atingir uma forma de arte tão intocada quanto possível pela cultura, ou seja, com origem quase exclusiva na interioridade e na linguagem própria do sujeito criador, na resposta-Rorschach o ato de criação do sujeito é feito através de um estímulo exterior. A primeira remete para uma interioridade, a segunda para uma interioridade que responde a um mundo exterior;

2. A arte bruta é executada e traduzida numa determinada forma enquanto que a resposta-Rorschach é exclusivamente verbalizada. A primeira tem uma tradução material, a segunda uma tradução verbal e mental.

Poderíamos, então, conceber estas duas formas de criação artística da seguinte forma:
 a) arte bruta como movimento de criação de arte de dentro para fora, em que o sujeito cria a partir da sua interioridade uma realidade material exterior a si, e 
b) resposta-Rorschach como movimento de arte de fora para dentro, em que o sujeito cria a partir do mundo exterior uma realidade mental e interior (ainda que o examinador só aceda ao exteriorizado pela verbalização do paciente). Seriam, nesta perspectiva, movimentos artísticos paralelos e em sentidos opostos de sujeitos comparáveis – na sua condição de doentes psiquiátricos e na sua relação com um mesmo mundo exterior.



E você, o que vê nessa imagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário