Tradutor

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Curiosidades nas artes: 7 dólares por uma obra que pode ser de Renoir

Aconteceu em Virginia no Estados Unidos, uma mulher comprou a obra de arte em uma loja de "cacarecos" por 7 dólares a obra que está na figura abaixo, isso mesmo, 14 reais por uma obra que pode ser nada mais nada menos que de  Pierre-August Renoir, o "Paysage Bords de Seineavaliado em aproximadamente 100 mil dólares.

"Paysage Bords de Seine"- Pierre-August Renoir
A mulher que prefere ficar no anonimato, manteve a obra em sua casa durante um ano em diferentes paredes de sua casa, só há pouco tempo decidiu remover a moldura com a intenção de reutilizá-la. E olhando mais atentamente para a obra,  a mulher percebeu que a pintura levava a assinatura de Renoir e decidiu levar em uma casa de leilões para uma avaliação antes de jogá-la no lixo.

A Anne Norton Craner, especialista da casa de leilões Potomack Company; foi quem examinou a obra e  segundo sua opinião, a pintura é um tesouro perdido de Renoir. O quadro, que mostra um rio  com rápidas pinceladas de cor violeta, foi provavelmente pintado em 1879.

 Segundo os últimos registros, a obra foi adquirida pela última vez por um advogado, em 1926, em Paris, e ninguém sabe como foi enfim parar na Virgínia.
A atual dona não pretende ficar com a obra impressionista, que vai a leilão no próximo dia 29.


Um comentário:

  1. Bonitas caras
    A vida é assim, cheia de surpresas e pequenas pinceladas. Muitas vezes perdidas.
    Eu, pinto com moedas em tamanhos difíceis de perder. Faço arte com dinheiro ou dinheiro com arte. Mas ninguém valoriza. Talvez por medo da história. Ou da verdade das cores.
    Painel Europa
    Construído no sistema tríplice, é unido no seu todo ( 1.83 X 8.40 Metros ) por duas colunas talhadas em madeira de pinho. Posteriormente pintadas a tinta de óleo e terminadas com a colagem de moedas europeias de diversos metais e valores. Formando assim, alguns dos altos relevos deste painel. Obra única no mundo. Peça de extraordinária e magnifica beleza.
    À construção do painel Europa, foram necessárias e utilizadas pelo sistema de colagem 67.567 moedas. Dinheiro de diversos países da Europa. São ligas de diferentes metais! É dinheiro! São moedas de diferentes cunhagens! As quais, neste painel, mostram e abrilhantam esplendorosamente a história dos seus Países. para formar fundo, circundar e não só, todas as formas criadas pelo autor.
    A construção deste painel, tem por finalidade salientar e lembrar o quanto; Poucos, com determinação e coragem, podem fazer na construção e união de um mundo a todos melhor.
    A escolha da moeda dinheiro à feitura do painel, tem por objectivo patentear a fortuna advinda da demanda destes poucos… Ao mundo resto.

    ResponderExcluir