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quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PIBID Artes Visuais: Experiências nas relações Professor-Aluno no Colégio Estadual Medalha Milagrosa

Danilo Miguel Panonceli 
Fabiano Oseias Emiliano Ferreira 

Descrição e objetivo
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  Este trabalho tem por objetivo apresentar experiências vivenciadas nas observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, junto ao colégio Estadual Medalha Milagrosa. Durante as observações em sala de aula, que é ministrada pela professora supervisora Andreia Wolinski, no mês de agosto de 2015, foi apresentado aos alunos do 9° ano B, o conteúdo do Dadaísmo, na disciplina de Arte. Dado a teoria, a professora lançou a proposta para atividade prática, que foi inspirada nos Ready-mades de Duchamp. Assim, em grupos, os alunos pensaram em temas relativos ao contexto social em que eles vivem.

Referencial teórico/ Metodológico
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  O Dadaísmo foi um movimento que surgiu em Zurique, na Suíça, em 1916, por um grupo de artistas e literários vindos para região, em exílio à I Guerra Mundial. Os mesmos se reuniam para discutir questões políticas e sociais que assolavam o mundo na época. Desta forma, a inquietação com a Guerra trouxe também a discussão para o campo da Arte, surgiu então o Dadaísmo. Tristan Tzara para nomear o movimento usou um dicionário e escolheu uma palavra aleatoriamente, caindo na palavra “dada” que significa cavalo de brinquedo, não estabelecendo nenhuma relação com a proposta do movimento.
  Segundo POZENATO, et al (2009) “Esse movimento se apoia em uma contradição: quer comunicar em protesto fugindo às normas de comunicação.” Para o mesmo autor uma obra dadaísta “[...] caracteriza-se pela desordem, pela dúvida, pela improvisação, pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, caindo no puro irracionalismo.”  Com está ideia destaca-se o artista Marcel Duchamp, com seus Ready-mades, ou seja, objetos da vida cotidiana (já existente) e apresentados como objetos de arte. Desta forma, o artista traz para esses objetos uma reflexão sobre o mundo em que vivemos. 

Resultados
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  Todos os alunos participaram nas discussões e reflexões, apontando posicionamentos críticos em relação aos temas abordados. Isso se conclui na assimilação do conteúdo por parte dos alunos. Este trabalho propiciou ao professor de Arte, atingir um de seus objetivos que é formar pessoas críticas em relação ao mundo.









Referencia

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POZENATO,K, GAUER M. Introdução á História da Arte.  Ed. Maneco, Caxias do Sul, RS, 2009  p.139

Fonte das imagens: Acervo do Autor

Este trabalho foi publicado e apresentado no evento:

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