Danilo Miguel Panonceli
Fabiano Oseias
Emiliano Ferreira
Descrição e objetivo
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Este
trabalho tem por objetivo apresentar
experiências vivenciadas nas observações do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a
Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade
Estadual de Ponta Grossa, junto ao colégio Estadual Medalha Milagrosa. Durante as observações em sala de aula, que é ministrada pela
professora supervisora Andreia Wolinski, no mês de agosto
de 2015, foi apresentado aos alunos do 9° ano B, o conteúdo do Dadaísmo, na
disciplina de Arte. Dado a teoria,
a professora lançou a proposta para atividade prática, que foi inspirada nos Ready-mades de Duchamp. Assim, em grupos, os alunos pensaram
em temas relativos ao contexto social em que eles vivem.
Referencial teórico/
Metodológico
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O
Dadaísmo foi um movimento que surgiu em
Zurique, na Suíça, em 1916, por um grupo de artistas e literários vindos para
região, em exílio à I Guerra Mundial. Os mesmos se reuniam
para discutir questões políticas e sociais que assolavam o mundo na época.
Desta forma, a inquietação com a Guerra trouxe também a discussão para o campo da Arte, surgiu então o Dadaísmo.
Tristan Tzara para nomear o movimento usou um dicionário e escolheu uma
palavra aleatoriamente, caindo na palavra “dada” que significa
cavalo de brinquedo, não estabelecendo nenhuma relação com a proposta do
movimento.
Segundo
POZENATO, et al (2009) “Esse movimento se apoia em uma contradição: quer comunicar em
protesto fugindo às normas de comunicação.” Para o mesmo autor uma obra
dadaísta “[...] caracteriza-se pela desordem, pela dúvida, pela improvisação,
pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, caindo no puro
irracionalismo.” Com está ideia
destaca-se o artista Marcel Duchamp, com seus Ready-mades, ou seja, objetos da vida cotidiana (já
existente) e apresentados como objetos de arte. Desta forma, o artista traz para esses objetos uma reflexão sobre o mundo em que
vivemos.
Resultados
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Todos
os alunos participaram nas discussões e
reflexões, apontando posicionamentos críticos em relação aos temas abordados.
Isso se conclui na assimilação do conteúdo por parte dos alunos. Este trabalho propiciou ao
professor de Arte, atingir um de seus objetivos que é formar pessoas críticas em relação ao mundo.
Referencia
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POZENATO,K, GAUER M. Introdução á História
da Arte. Ed. Maneco, Caxias do Sul, RS, 2009 p.139
Fonte das imagens: Acervo do Autor
Este trabalho foi publicado e apresentado no evento:
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