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segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um começo...


O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é um programa ligado à coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da Educação Básica. A Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2009 participa do Programa. No primeiro momento foram os subprojetos nas áreas de: Pedagogia, Matemática, Física, Biologia, Química e Artes Visuais  que se inseriram em escolas municipais e estaduais de ensino. Considerando o sucesso alcançado na primeira versão do PIBID/UEPG, em 2011, um novo grupo de subprojetos se insere nas escolas públicas estaduais de Educação Básica, do município de Ponta Grossa. Neste segundo momento, as áreas contempladas foram: Química, Física, Biologia, Artes Visuais, História, Geografia e Letras.
O PIBID surge como uma política de valorização das licenciaturas e dos licenciados, que a partir do projeto passaram a vivenciar o cotidiano da escola da Educação Básica pública, qualificando-se nas vivências, reflexões e investigações sobre o ser professor, sua prática, desafios e perspectivas.
O Sub Projeto de Artes Visuais, edição 2011, tem como tema “A Formação do Professor e Pesquisador em Artes Visuais: perspectivas e desafios para formação inicial e continuada na intervenção da prática pedagógica crítica no cotidiano escolar”, dando continuidade ao Sub Projeto de Artes Visuais de 2009, coordenado pela Doutora Ana Luiza Ruschel Nunes e também inserido no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski – Ensino Fundamental e Médio, localizado no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa.
O coordenador do Sub Projeto de Artes Visuais/2011 é o professor Mestre Nelson Silva Junior, tendo como supervisor o professor Ceslau Tomczyk Neto e os bolsistas Celina Woytecken Carvalho, Fábio Clavisso Fernandes, Jessyka Fipke, Maria Andreia Dias e Vera Lúcia Palhano. A coordenação institucional cabe à professora Doutora Maria Odete Tenreiro.

No Sub Projeto, a iniciação a docência tem como pressuposto a Perspectiva Teórico/Prática emancipatória e os participantes como sujeitos na perspectiva omnilateral, considerando seu contexto histórico e suas concepções espontâneas para uma aprendizagem cientifica e social dos fenômenos culturais artísticos das Artes Visuais.
        A iniciação a docência, bem como todo seu percurso está pautada pelos saberes específicos e os saberes pedagógicos indissociáveis, pois não existe método sem conteúdo e em muitos casos é o próprio conteúdo que determina a forma.
Para tanto a iniciação a docência tem como princípio educativo a pesquisa pela perspectiva de investigação-ação formando um grupo colaborativo e compartilhado do processo da docência em consonância com a formação inicial e continuada de professores. Neste sentido o projeto de ensino com pesquisa durante a iniciação a docência, vai envolver o acadêmico em todo o processo com quatro ações que prevêem: levantamento de dados sócio-antropológicos da comunidade; participação em atividades de planejamentos e organização da atividade prática educativa na escola; preparação de material didático e atividade de docência específica e a intervenção pedagógica no ensino das Artes Visuais na escola, construindo uma nova cultura e estética da arte escolar.


Post escrito por Nelson Silva Junior

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